Humorista Felipe Xavier participa do Linkados na Área

Humorista Felipe Xavier é o entrevistado da semana no Linkados na Área. Foto: Rafaela Andrade.

Peterson Foca, Doutor Pimpolho, Cileide, Homem Cueca. Talvez você não consiga imaginar o rosto dessas personagens, mas certamente você lembra de suas  vozes. Na última segunda-feira, 27, o Linkados na Área, programa laboratorial produzido por alunos de Jornalismo da ESPM-SP, contou com a presença do humorista e radialista Felipe Xavier, que estreou em junho na TV Gazeta, o consagrado programa radiofônico Chuchu Beleza, em novo formato.

Desde o princípio de sua carreira em 1991, quando ainda estudava Arquitetura na USP, até os dias de hoje em que se depara com novos desafios na televisão e em sua produtora, Xavier contou com detalhes e descontração sua trajetória, que começou de maneira despretensiosa e ganhou grandes dimensões antes mesmo do surgimento da internet, em 1995.

Do amador ao profissional. O programa Rádio Alegre, que ia ao ar na Rádio USP FM era feito por Xavier junto com seus amigos Paulo Bonfá e Marco Bianchi, com quem gravava fitas humorísticas desde os tempos de escola. “Eu estava fazendo arquitetura, não tinha nada a ver com radialismo, o programa para mim era um momento de diversão”, contou o humorista que passou também pelo Bola Fora da TV Bandeirantes e apresentou o MTV Rock & Gol.

O primeiro grande passo que mudaria o nome do programa universitário só chegou quatro anos e muitos “nãos” depois. Sem sucesso na tentativa de gravar uma esquete para o programa A Praça é Nossa e ao gravar um piloto para a Jovem Pan, o convite da rádio 89 surpreendeu os jovens. “Foi um dos momentos mágicos da vida, parece que uma fada madrinha vai lá e faz plim em você”, relembrou Xavier.

Entre uma entonação e outra, o radialista impressionou a plateia do programa com a habilidade com que consegue trazer consecutivamente suas personagens a tona, sem saber escolher sua favorita. “O Felipe faz um trabalho excelente e mantém os ouvintes ligados nas histórias. Além de sua mudança de voz ser ótima”, comentou a aluna Rafaela Andrade, que assistiu e participou da cobertura do Linkados.

Um profissional versátil, apaixonado pela rádio, e encantado com seus projetos atuais na televisão, esse é o momento atual do profissional que tem seu programa Chuchu Beleza,  há 15 anos, transmitido Brasil afora pela rádio, internacionalmente pela internet e, recentemente em nova plataforma, pela Tv Gazeta. Isso para mim foi uma incógnita, dar uma cara a essas personagens podia frustrar muitas pessoas, mas felizmente acho que tenho feito um bom trabalho”, concluiu Felipe sobre a transição de suas personagens para a televisão, que tem recebido muitos elogios.

Carolina Brandileone (1 semestre)