Yasmin Gomes, 2° semestre
Mais do que um esporte, o hipismo é uma parceria entre cavalo e cavaleiro. Técnica, confiança e cuidado são essenciais para um bom desempenho.
No hipismo, a sintonia entre cavalo e cavaleiro faz toda a diferença. Seja em momentos de lazer ou em competições, essa conexão define o sucesso na modalidade.
O cuidado com o cavalo é fundamental. Alimentação, acompanhamento veterinário e um ambiente adequado garantem um animal saudável e pronto para o esporte. A relação de confiança entre cavalo e amazona, mostrada nas imagens, reforça esse vínculo de respeito e dedicação.
“Me sinto tão conectada com meus cavalos que, só de montar já consigo perceber quando há algo de errado”, diz Sofia Shimazu, 17 anos, que pratica hipismo há quase uma década. A atleta também ressalta a importância de estar presente na rotina completa de seus animais. “Eles [os cavalos] criam laços com as pessoas que `cuidam deles no dia a dia. As pessoas que passeiam com eles, dão banho, escovam e selam eles”.
Porém, não existe fórmula secreta. Apesar da importância da sintonia com o cavalo, o hipismo ainda exige muita técnica. Equilíbrio, postura e precisão dos comandos são essenciais para um desempenho eficiente. No salto, por exemplo, a parceria entre cavalo e cavaleiro fica evidente: controle e potência trabalham juntos para superar os obstáculos.
O esporte, que surgiu há séculos, faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1900. E com o tempo e evolução, hoje é dividido em categorias como adestramento, saltos e cross-country.