Hinos de amor embalam apaixonados no Dia dos Namorados

Arte: Thor Megiolaro

Comemorado no próximo dia 12 de junho, o dia dos namorados demanda programações especiais para os casais – e nada melhor para embalá-las do que uma grande canção de amor. Seja no jantar a dois ou no passeio de carro, uma música sempre ajuda a criar um clima romântico.

E não se pode pensar em hinos de amor sem que clássicos venham à mente – muitos popularizados a partir do cinema. Por exemplo, “My Heart Will Go On”, de Celine Dion, que embalou o romance entre Jack Dawson e Rose Calvert no longa “Titanic”. Ou então “She”, gravada por Elvis Costello, da trilha sonora de “Um Lugar Chamado Notting Hill”, que foi o tema do romance entre Will e Anna Scott. E como esquecer de “O Guarda-Costas” e da canção de Whitney Huston “I Will Always Love You”, que marcou o romance entre Frank Farmer e Rachel Marron?

Para quem trabalha no ramo, é unânime a opinião de que a música pode carregar muito sentimento. O guitarrista e compositor Rycardo Costah, 36, por exemplo, afirma que o gênero musical de mais destaque é o romântico. “As canções que falam de amor de alguma forma sempre prevalecerão, porque o amor está ligado a tudo”, opina o músico. Costah ainda explica que o som, ao vibrar de forma organizada e harmônica, causa distintas sensações, responsáveis por despertar sentimentos em quem as emite e recebe.

O estudante de jornalismo e músico Antônio Nogueira, 18, concorda com o guitarrista. “A música acrescenta muitas emoções, como uma canção que faz lembrar a pessoa amada”, comenta o estudante. “É uma expressão de amor e muito mais. É a expressão da própria vida e da alma de cada individuo”, declara.

Os músicos elegeram suas canções de amor favoritas. Para Costah, é “Love Me”, composta por Jerry Leiber e Mike Stoller e gravada por Elvis Presley em 1956. Já Nogueira elegeu “Pais e Filhos”, da Legião Urbana. “É uma canção que descreve o amor com simplicidade, e também como essência da vida e das relações das pessoas”, comenta.
Ouça as músicas comentadas na matéria:
My Heart Will Go On

She

I Will Always Love You

Love Me

Pais e Filhos

Outras dicas musicais para o seu dia dos namorados

Internacional:

1. Love of My Life – Queen

2. All I Want Is You – U2

3. Your Song – Elton John

4. My Love – Paul McCartney and the Wings