Guarujá: a pérola do atlântico

Fotos do Mirante do Morro da Caixa D'Água e Fortaleza da Barra Grande em Guarujá em Março de 2023.

Share

Henrique Campos – 1º semestre

O Guarujá fica no litoral do Estado de São Paulo, com grande potencial turístico devido à sua beleza histórica e cultural. A cidade, conhecida como “Pérola do Atlântico”, oferece diversas atrações para os visitantes, a exemplo do Mirante das Galhetas e da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande.
Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade é Mirante das Galhetas. Localizado no alto do Morro da Caixa D’água, entre as praias do Tombo e de Astúrias, o Mirante oferece uma vista panorâmica das praias da cidade. Os visitantes também podem caminhar sobre uma estrutura de piso de vidro, tornando a experiência ainda mais interessante. O acesso ao Mirante é gratuito, mas os visitantes são convidados a contribuir com o projeto social “Turismo Solidário”, doando um quilo de alimento não perecível para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade no município.

Outra atração turística muito procurada em Guarujá é o Museu Fortaleza da Barra. A Fortaleza foi construída em 1584 com o objetivo de proteger a Vila de Santos de possíveis invasões piratas. Atualmente, o local é um museu aberto ao público que preserva a história da cidade e sua importância na defesa da costa brasileira. A Fortaleza fica de frente para o canal de acesso ao porto de Santos, proporcionando aos visitantes uma vista privilegiada da orla santista.