FIFA define formato do Novo Mundial de Clubes

Share

Por: Felipe Borzani, Gabriel Mayer, Leonardo Domanico e Rafael Marins

Taça do Mundial de Clubes exposta no Estádio Mohammedd Bin Zayedo, em Abu Dahbi – Divulgação/FIFA

O ano de 2022 marca o aniversário de 10 anos da última conquista do Mundial de Clubes, por uma equipe não-europeia. Com todos esses anos de hegemonia de clubes europeus, a FIFA passou a considerar a possibilidade de expandir sua principal competição entre clubes, com uma duração maior e um aumento significativo na quantidade de participantes.

Fernando Torres assiste comemoração do time do Corinthians, após derrota na final do Mundial de Clubes de 2012 – Reprodução/TV

A hegemonia das equipes europeias fez com que a FIFA planejasse uma mudança no formato do campeonato, buscando aumentar o nível de competitividade e também priorizar a região mais forte do campeonato. O novo formato traria 17 novas vagas, sendo elas divididas entre: 8 para a Europa, 3 para América do Sul, 3 para África, 3 para Ásia, 3 para Concacaf e 1 para a Oceania. Os times seriam divididos em 8 grupos contendo 3 equipes, com os vencedores de cada grupo avançando para as quartas de final.

Cristiano Ronaldo marca gol de falta no Grêmio, na final do Mundial de Clubes de 2017 – Giuseppe CACACE/AFP

Esse novo formato passou a chamar a atenção da FIFA, que aprovou a mudança no ano de 2019 e já planejava implementar a nova competição entre 2020 e 2021, mas a pandemia do novo corona vírus atrasou esses planos. Apesar de uma eventual mudança agradar muito a FIFA, o formato convencional está confirmado pelo menos até 2023, já que o planejamento da Copa do Mundo de 2022 é a prioridade e fez com que o novo formato do mundial fosse deixado de lado, pelo menos temporariamente.

O torneio seria uma espécie de Copa do Mundo, sendo disputada de 4 em 4 anos e com um apelo midiático muito grande. Apesar disso, os times europeus ainda não estão convencidos de que esse modelo realmente aumentaria a competitividade e que seria um campeonato atrativo. Isso têm sido mais um atraso nos planos da FIFA, já que a Europa seria a principal região da competição.

Chelsea levanta troféu do Mundial de Clubes de 2021, após vencer o Palmeiras na grande final – Divulgação/Chelsea