Rafaella Moutinho (2º semestre)
O edifício Altino Arantes, atualmente conhecido como Farol Santander, é uma das obras mais imponentes da cidade de São Paulo. Localizado no centro histórico paulistano, o prédio conta com 35 andares distribuídos em quase 162 metros de altura e oferece muitas programações culturais, que vão desde a gastronomia até a produção de imersões artísticas.
Inspirado na art déco do edifício nova iorquino Empire State Building, o Farol combina referências modernas e antigas através das formas geométricas estilizadas e da sofisticação de detalhes. Essa elegância confere à antiga sede do Banco de São Paulo um ar de exuberância e imponência que atravessa o tempo.
Ao longo dos andares, os visitantes têm acesso a diversas experiências culturais. Entre as mostras temporárias, destacam-se a Floresta Utópica – que recria um ambiente natural com sons e iluminações a fim de convidar o público a fazer uma viagem para dentro de si – e O Circo no Brasil, que resgata a memória de uma das maiores manifestações culturais do país. Há, também, exposições permanentes que preservam a história do edifício e do antigo banco, como os espaços dedicados ao cofre e às salas históricas.
A arte contemporânea também ocupa lugar de destaque, como na exposição “Vista do 4”, de Vik Muniz, em que imagens do cotidiano paulistano são transformadas em obras de impacto visual e conceitual.
Mais do que um edifício, o Farol Santander se consolidou como um espaço onde passado e presente caminham juntos, reunindo memória, arte e cultura no coração de São Paulo. O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 20h, com entrada gratuita aos sábados, e está localizado na rua João Brícola, 24, Centro Histórico de São Paulo.