Exposição no IMS ressalta a importância dos povos do Xingu na cultura brasileira

O primeiro andar da exposição consta com vídeos interativos que tem depoimentos dos povos xingus, fotografias que demonstram a conexão dos povos com a cultura contemporânea e a fachada da exposição.

Share

Vicente Ricardo – 2º semestre

A exposição Xingu: Contatos estará se despedindo da capital paulista no dia 09 de abril. Com curadoria de Guilherme Freitas e Takumã Kuikuro, a exposição discorre sobre as diversas facetas das vivências que os povos xingus tiveram em sua estadia no Brasil durante o século XX e XXI.

Dentro do ambiente expositivo, mapas interativos, depoimentos de pessoas que compõem o povo xingu e fotografias contribuem para construir a atmosfera cultural da exposição. As histórias dos mais jovens se cruzam com as vivências tradicionais de xingus que vivenciaram a explosão cultural que ocorreu na mídia brasileira no século XX. Percorrendo a mostra, a fotografia de dois homens xingus lendo a revista “O Cruzeiro” ilustra perfeitamente  a ligação que o povo tem com a cultura contemporânea. Além dessa conexão com a cultura, outra parte fundamental para compreender a luta dos povos xingus é o ativismo. Eles sempre se mostraram extremamente engajados na luta indígena para conquistar os seus direitos, a fotografia de Tuira Kayapó no Encontro dos Povos Indígenas do Xingu representa essa força que permeia o ativismo dos povos xingus.

A exposição consta com 3 andares, o último andar está disponível como uma área de descanso, curta metragens, livros e um totem interativo com as palavras da cultura xingu estão disponíveis para o público. A mostra está em cartaz de terça a domingo no IMS, localizado na Avenida Paulista, e o ingresso é gratuito. Não há restrições de idade, a exposição é livre para todos os públicos.