Evento debate empreendedorismo em moda e beleza

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Katherine Sresnewsky, coordenadora do curso de Comunicação e Publicidade, durante o 3º Meeting de Moda e Beleza. Foto: Flávio Shimoda

Laura Prates – 1º semestre

 

No dia 9 de outubro, a ESPM-SP realizou o 3º Meeting de Moda e Beleza, um evento que reuniu profissionais, professores, estudantes e pesquisadores para discutir os desafios e oportunidades de empreender no setor de moda e beleza no Brasil. Com transmissão ao vivo pelo YouTube e curadoria da professora Katherine Sresnewsky – coordenadora do curso de Comunicação e Publicidade -, o encontro foi organizado em três mesas-redondas e teve um público estimado de 240 pessoas.

O encontro trouxe diferentes perspectivas sobre o mercado e abordou tópicos como sustentabilidade, inovação e as novas exigências de consumo, reforçando a necessidade de adaptação no setor. Além das discussões, o 3º Meeting proporcionou um espaço de networking para o público, com momentos de conversa e troca de ideias entre os participantes. Estudantes, profissionais e pesquisadores presentes puderam compartilhar experiências e expandir seus contatos no setor.

Katherine Sresnewsky destacou a relevância de debater o mercado de moda e beleza sob uma ótica prática e de inovação. “O evento foi um sucesso e mais uma vez atingiu seu objetivo, que é o de ampliar a visão para os mercados de moda e beleza, apresentar casos inovadores, propor a discussão de novos temas, além de reunir os mais diversos públicos”, afirmou a coordenadora de CP.

A primeira mesa-redonda contou com a presença de Julio Moreira, professor de branding e customer experience na ESPM-SP, que analisou o marketing de luxo contemporâneo, abordando como as marcas do setor estão se adaptando às novas demandas dos consumidores, cada vez mais exigentes em relação à transparência e responsabilidade social.

Em seguida, Patrícia Diniz, general manager em perfumaria, cosmética e moda, falou sobre o cenário empreendedor no setor de beleza, enfatizando que a inovação e a criatividade são componentes essenciais para se destacar em um mercado competitivo e saturado. Diniz abordou ainda os obstáculos para quem inicia novos negócios na área, destacando as constantes mudanças nos padrões de consumo.

No último painel, Andreia Meneguete, pesquisadora da ECA-USP, apresentou uma análise sobre a integração de sustentabilidade no empreendedorismo de moda e beleza. Meneguete abordou os principais desafios de alinhar práticas sustentáveis com a necessidade de inovação, destacando que o mercado de moda sustentável no Brasil ainda está em crescimento, mas já apresenta nichos de oportunidade.