Estudantes de faculdades da Vila Mariana preparam-se para as férias de julho

ESPM, Fapcom e Centro Universitário Belas Artes ficam sem aulas de graduação até agosto. Fotomontagem: Arthur Badu

Muitos estudantes passam o ano letivo cheios de obrigações e tarefas. Por isso, esperam ansiosamente as tão merecidas férias para passear, certo? Nem tanto. Pesquisa realizada pelo portal Trabalho.com e divulgada pelo Diário do Grande ABC mostra que 64% dos estudantes preferem realizar cursos ou buscar trabalho durante os meses de férias. E essa é, certamente, uma das alternativas para universitários de escolas como ESPM, Fapcom e Centro Universitário Belas Artes, na região da Vila Mariana, que ficam sem aulas até agosto.

Para muitos jovens, a profissionalização durante o “período de descanso” ajuda a conseguir um trabalho melhor no futuro. E parece óbvio. Afinal, um estudante engajado, que busca se aperfeiçoar, desperta mais interesse no mercado de trabalho.

O estudante da ESPM Vinicius Costa Martins, entretanto, prefere descansar nesse período. “Férias, para mim, é época de ver a família, de fazer esportes, rever amigos de outras cidades, muita festa e bebedeira. Nas férias, eu definitivamente não tenho rotina. Vou pra onde a vida me levar, para onde os amigos ou parentes chamarem, sem tempo ruim para qualquer coisa.”

Aulas só no próximo semestre. Foto: Arthur Badu

O estudante da Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) André Micolli confirma os resultados obtidos na pesquisa. “Eu acho muito válido descansar nas férias. Mas é um tempo vago gasto à toa. As férias são grandes e se aperfeiçoar nessa época é muito viável, ainda mais porque isso colabora para o nosso futuro no mercado de trabalho”.

De olho no futuro

Outra saída para as férias é viajar para estudos, como fazer intercâmbios. No último ano, o numero de brasileiros que embarcam para fora do país com o objetivo de realizar esse tipo de experiência cresceu 35%, segundo a BEX Intercâmbio. Entre os destinos mais procurados pelos intercambistas destacam-se quatro cidades: a mais procurada é Vancouver, seguida de Toronto, Nova Iorque e Londres.

O estudante da ESPM Marcos Andrey já fez dois intercâmbios e está indo para o terceiro. “Eu acho que o intercâmbio é a melhor forma de conhecer o mundo e as culturas de vários lugares. Já fui pra China, Estados Unidos e agora vou para a Irlanda. Reconheço que as férias são a melhor época para isso, pois temos tempo e ainda somos jovens”.

Arthur Badu (4º semestre)