Diogo Castro (2° semestre), Felipe Giordano (2° Semestre) e Manuela Kara (4° semestre)
Nesta terça-feira (15) começou o X Marketing Experience 2024 na ESPM-SP. O evento, organizado pelo curso de Administração, tem dois dias de duração e promove palestras nos períodos da manhã e da noite. Além das palestras, outras atividades como o Poker Solidário, na Oficina de Esportes da Mente, e ações promovidas pela Atlética na quadra da faculdade foram realizadas durante o evento.
A primeira palestra da noite de terça-feira abordou o tema Patrocínio de Grandes Eventos. Para falar sobre esse assunto, o painel contou com o diretor de Marketing da Visa, Rodrigo Bochicchio; o diretor comercial da Live Mode, Guilherme Lenz Cesar; e o autor do livro Gestão Estratégico de Patrocínio Esportivo, Nicolas Caballero.
Bochicchio falou sobre os objetivos da Visa ao patrocinar grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2026, as Olimpíadas e a NFL. “Em todos os momentos de pagamento, a nossa marca (Visa), está presente”, disse o diretor sobre a estratégia da empresa nas competições.
Já o diretor da Live Mode falou sobre a parceria da empresa com o influenciador Casimiro Miguel, que resultou no canal CazéTV, no YouTube. Guilherme também destacou a linguagem inovadora do canal e a conquista de espaço na mídia. Caballero deu dicas aos interessados em ingressar no mercado de marketing esportivo.
Logo na sequência, grandes nomes do empreendedorismo voltado para esportes falaram sobre suas experiências e carreiras. Os palestrantes foram Maria Teresa Dias, fundadora e CEO da Soul Brasil Esportes; Fernando Patara, fundador e CEO da Arena Hub; Nicolas Ibanhez, chief product officer Retizes; e Marina Fagali, gerente sênior de RP da Socios.com.
Teresa Dias, que trabalha com o auxílio a atletas, contou que “a vontade de empreender nasceu da dor de não poder seguir como atleta e não querer abandonar o meio”. No painel, a CEO da Soul Brasil Esportes e Marina Fagali falaram também sobre a dificuldade das mulheres no meio do empreendedorismo.
Durante a palestra, Nicolas Ibanhez comentou sobre a startup Retizes que já está no mercado há dois anos, pioneira em mídia network, promovendo uma relação entre mídia digital e marcas esportivas. O fundador da Arena Hub, Fernando Patara, falou sobre os programas de investimentos da Arena Hub para startups. Além disso, ele comentou que o objetivo da empresa nos últimos cinco anos é potencializar a indústria do esporte na vertical de inovação.
Por fim, no painel A Pista é Delas, Regina Franzé, diretora de marketing da Porsche Cup, e Antonela Bassani, campeã da edição 2023 da categoria, falaram sobre as mulheres no automobilismo e o quanto a popularidade desta modalidade está crescendo nos últimos anos. Além disso, elas comentaram sobre como a Porsche Cup funciona, exaltando a participação da Antonella após ser campeã da edição do último ano. “A Porsche Cup é uma corrida e uma experiência, pois ela se preocupa com o cliente antes, durante e depois do evento”, comentou Regina, sobre as preocupações da empresa com a satisfação do consumidor.