ESPM-SP recebe evento de Marketing Esportivo

Share

Diogo Castro (2° semestre), Felipe Giordano (2° Semestre) e Manuela Kara (4° semestre)

Nesta terça-feira (15) começou o X Marketing Experience 2024 na ESPM-SP. O evento, organizado pelo curso de Administração, tem dois dias de duração e promove palestras nos períodos da manhã e da noite. Além das palestras, outras atividades como o Poker Solidário, na Oficina de Esportes da Mente, e ações promovidas pela Atlética na quadra da faculdade foram realizadas durante o evento.

Início do evento no período da noite mediado pelo professor Marcelo Toledo, supervisor da área de marketing do curso Administração de Empresas. Foto: Manuela Kara

A primeira palestra da noite de terça-feira abordou o tema Patrocínio de Grandes Eventos. Para falar sobre esse assunto, o painel contou com o diretor de Marketing da Visa, Rodrigo Bochicchio; o diretor comercial da Live Mode, Guilherme Lenz Cesar; e o autor do livro Gestão Estratégico de Patrocínio Esportivo, Nicolas Caballero.

Bochicchio falou sobre os objetivos da Visa ao patrocinar grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2026, as Olimpíadas e a NFL. “Em todos os momentos de pagamento, a nossa marca (Visa), está presente”, disse o diretor sobre a estratégia da empresa nas competições.

Já o diretor da Live Mode falou sobre a parceria da empresa com o influenciador Casimiro Miguel, que resultou no canal CazéTV, no YouTube. Guilherme também destacou a linguagem inovadora do canal e a conquista de espaço na mídia. Caballero deu dicas aos interessados em ingressar no mercado de marketing esportivo.

Guilherme Cesar falando sobre a CazéTV e sua influência nos meios digitais. Foto: Manuela Kara

Logo na sequência, grandes nomes do empreendedorismo voltado para esportes falaram sobre suas experiências e carreiras. Os palestrantes foram Maria Teresa Dias, fundadora e CEO da Soul Brasil Esportes; Fernando Patara, fundador e CEO da Arena Hub; Nicolas Ibanhez, chief product officer Retizes; e Marina Fagali, gerente sênior de RP da Socios.com.

Teresa Dias, que trabalha com o auxílio a atletas, contou que “a vontade de empreender nasceu da dor de não poder seguir como atleta e não querer abandonar o meio”. No painel, a CEO da Soul Brasil Esportes e Marina Fagali falaram também sobre a dificuldade das mulheres no meio do empreendedorismo.

Palestrantes do segundo painel da noite, sobre empreendedorismo no esporte. Foto: Manuela Kara

Durante a palestra, Nicolas Ibanhez comentou sobre a startup Retizes que já está no mercado há dois anos, pioneira em mídia network, promovendo uma relação entre mídia digital e marcas esportivas. O fundador da Arena Hub, Fernando Patara, falou sobre os programas de investimentos da Arena Hub para startups. Além disso, ele comentou que o objetivo da empresa nos últimos cinco anos é potencializar a indústria do esporte na vertical de inovação.

Por fim, no painel A Pista é Delas, Regina Franzé, diretora de marketing da Porsche Cup, e Antonela Bassani, campeã da edição 2023 da categoria, falaram sobre as mulheres no automobilismo e o quanto a popularidade desta modalidade está crescendo nos últimos anos. Além disso, elas comentaram sobre como a Porsche Cup funciona, exaltando a participação da Antonella após ser campeã da edição do último ano. “A Porsche Cup é uma corrida e uma experiência, pois ela se preocupa com o cliente antes, durante e depois do evento”, comentou Regina, sobre as preocupações da empresa com a satisfação do consumidor.