ESPM-SP exibe a I Mostra de Documentários Jornalísticos de alunos

Por Thais Mary (2º semestre)

Sob supervisão da professora de telejornalismo e documentário, Heidy Vargas, acontece, na próxima quarta-feira, 29, a partir das 20h, a I Mostra de Documentários Jornalísticos com a exibição das produções “Sociedade oculta- histórias de pessoas que não enxergamos” e ” Mãe, mulher e chefe de família”. Os dois curtas independentes foram produzidos pelos alunos do quinto semestre de Jornalismo da ESPM-SP para a disciplina de Documentário.

A professora Heidy conta que assumiu a disciplina de Documentário esse semestre a convite da professora e supervisora do curso de jornalismo, Elisabete Antonioli. O evento surgiu por uma vontade dos alunos de exibirem seus documentários para os colaboradores que deram depoimentos como forma de agradecimento. “Os temas escolhidos são muito sociais e acabam chamando a atenção por lidarem com minorias”, conta a professora.

O primeiro curta a ser exibido será “Sociedade oculta” com duração de 12 minutos e conta com o depoimento de Aparecida da Silva Monteiro, Giane Dias Ferraz, Marcia Regina Solidade da Silva e Lucas Oliveira do Santos. Quatro pessoas com profissões e histórias de vida distintas têm uma coisa em comum: todos fazem parte de uma sociedade oculta, ou seja, uma sociedade que está sempre o alcance dos olhos, mas raramente é notada.

“Mãe, mulher e chefe de família” será o segundo curta exibido na noite, com 8 minutos de duração, o documentário repercute a realidade de 43% das mulheres brasileiras, que se tornaram chefes de família. A produção também mostra como é a vida de três mulheres, com perfis diferentes e quais as dificuldades diárias que elas enfrentam.

A presença dos colaboradores que deram os depoimentos aos alunos, convidados e da jornalista e documentarista Krishma Carreira está confirmada no evento. Após a exibição dos curtas, o público poderá tirar dúvidas com os realizadores em um bate-papo informal.