Inovadora, ESPM cria curso que se volta à tecnologia em comunicação

Em evento realizado na segunda-feira, 28 de abril, a ESPM-SP anunciou aos alunos a criação de um novo curso: Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão. O presidente da Escola, José Roberto Whitaker Penteado, e o vice-presidente, Alexandre Gracioso, falaram em vídeo sobre a importância da tecnologia na indústria de comunicação: “Hoje, no mundo inteiro, a indústria das comunicações é a mais importante de todas. E o que faltava? Entrar na tecnologia”, disse o presidente.

Já Alexandre Gracioso preferiu ressaltar a presença das inovações tecnológicas nas aulas. “A entrada da tecnologia na escola é uma decorrência natural que já ocorre nos cursos. Atualmente, em sintonia com o mercado, todos os programas da ESPM fazem o uso intensivo de tecnologia”, avaliou.

Mestre em Gestão Internacional de Negócios e publicitário com especializações em Administração, Business Intelligente, e-commerce, Arquitetura de Informação e User Experience, Rodrigo Esteves Tafner irá liderar o curso. Em entrevista ao Portal de Jornalismo da ESPM-SP, Tafner enfatizou o diferencial do novo projeto: “Atualmente os alunos recém formados em cursos de Sistema de Informação tem, na melhor hipótese, grande conhecimento técnico na área, mas não têm a visão de mercado, de oportunidade e de marketing que pretendemos oferecer aos nossos alunos.”

O coordenador do curso Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão, Rodrigo Tafner. Foto: Cadu Padula.

O curso terá duração de 8 semestres, sendo que os 4 primeiros serão em horário integral. Os alunos terão diversas aulas, incluindo Lógica Computacional, Ambiente Empresarial, Marketing e aulas eletivas que irão trilha-los entre três caminhos: gerenciamento de games, desenvolvimento de aplicativos web e mobile e digital business intelligence. Para ajudar os alunos na escolha, serão orientados por professores, profissionais de RH e executivos atuantes no mercado. A prova de seleção irá ocorrer no dia 25 de maio.

Quatro parceiros farão parte do novo projeto: OLX, Playstation, IBM e YDigital Media. A Playsation, recentemente, instalou na sala de estudos da Escola televisores com aparelhos de PS3 e PS4, com os jogos Fifa, Little Big Planet, Puppetteer, Street Fighter IV, Gran Turismo 6, Infamous Second Son e Beyond Two Souls para que os alunos e funcionários jogassem. Os jogos ficaram em exposição por um dia inteiro.

Televisores com jogos de Playstation foram instalados na ESPM Foto: Ana Clara Maksoud.

Pedro Del Rodrigues e Ana Clara Maksoud (1 semestre)