Conheça sintomas, precauções e onde se vacinar contra a H1N1 na Vila

Desconforto respiratório está entre os sintomas da H1N1 que já atingiu mais de 157 pessoas em São Paulo (Foto: Julia Ciríaco)

O surto repentino do vírus H1N1 está assustando a população e lotando os hospitais do país. Até o momento, foram registrados 444 casos da doença em todo o Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde e o maior número de casos apontados foi em São Paulo, com 55 óbitos.

Moradora da Vila Mariana, a estudante de Direito da Mackenzie, Mariana Perrucci, 21, acredita ter contraído H1N1 pela sua frequência em locais fechados e com aglomerados de pessoas. “Percebi que estava doente pois sentia muito cansaço, fortes dores musculares, febre alta, dor de garganta, tosse, nariz congestionado e dor de cabeça”, contou. Ela só buscou atendimento médico quando os sintomas realmente se agravaram.

Mariana foi medicada com Tamiflu, antiviral receitado pelo Ministério da Saúde a todos os pacientes com sintomas da gripe, e orientada a não sair de casa durante cinco dias. “Só notei melhoras depois do 3° dia de repouso e medicação”, comentou a estudante.

O vírus

O vírus H1N1 é transmitido principalmente pelo contato físico ou por espirros e tosses. Essa síndrome, ao contrário da gripe comum, ataca mais jovens, idosos maiores de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e obesos. Ela é caracterizada pelos sintomas de febre alta (entre 38°C E 39°C), fortes dores no corpo e na cabeça, tosse e desconforto respiratório.

A vacinação contra Influenza A é a intervenção mais importante na redução do impacto da doença. Por isso, se você mora pela região da Vila Mariana, o posto CRIE UNIFESP dispõe de vacinas contra H1N1. A reportagem do Vila Mariana tentou entrar em contato com outros postos de saúde da região mas não foi atendida.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a campanha nacional de vacinação contra gripe começou segunda-feira (11) para os grupos de risco – crianças, gestantes e idosos – e tem início previsto para dia 30 de abril nas demais cidades da capital.

CRIE – UNIFESP

R. Borges Lagoa, 770 – Vila Clementino

Horário: 08:00–16:00

Vacina Gratuita (idosos, gestantes e crianças menores de 5 anos)