“Empreender é pensar o jornalismo fora do tradicional”, diz analista

Share

Fotos: Caio Sabbagh – 1º semestre do Curso de Jornalismo

Na quinta-feira, 24 de setembro, a IV Jornada de Jornalismo da ESPM-SP recebeu o analista editorial da Catraca Livre, Vinicius Gonçalves, e o fundador do Cross Content, Marcelo Bauer, para contar sobre os novos empreendimentos e possibilidades de se fazer jornalismo.

Com a mediação da professora da ESPM-SP, Rose Mary Almeida Lopes, Vinicius Gonçalves contou um pouco sobre o Catraca Livre, que conta com 55 milhões de acesso. “Nós somos uma das páginas que mais tem engajamento hoje no Brasil”, diz.

O Catraca Livre é um canal de conteúdo colaborativo e convida produtores de conteúdo para escrever matérias e tocarem seus projetos. Gonçalves explica que é importante ter seu próprio projeto porque o mercado está muito complicado, as redações estão demitindo e o que está se sobressaindo são as grandes ideias. “Para a gente, acreditar no empreendedorismo é isso, pensar no jornalismo fora da sua proposta tradicional”, declara.

Já Bauer sempre procura novas formas de narrar uma história. “Com os desafios do jornalismo atual, é preciso fazer uma transição da forma como você conta uma história”, diz.

O Cross Content produz conteúdo off-line, como revistas e folders e conteúdo online, como vídeos e infográficos. “Buscar novas formas de usar recursos para contar histórias na web é uma das nossas preocupações”, afirma.

A empresa foca na pesquisa e na implementação de novos formatos de narrativas interativas – interfaces inovadoras que integram textos, vídeos, dados e outros recursos.

Bauer explica o slogan “Que história você quer contar hoje? ” da empresa de consultoria de comunicação e de produção de conteúdo multiplataforma. “Cada projeto merece uma história diferente e cada cliente merece também uma história diferente”, comenta.

A palestra foi encerrada com perguntas dos estudantes e professores, além de dicas sobre como empreender no jornalismo.

Giovanna Lunardelli e Larissa Kazumi (3° semestre)