Edição 54 da SPFW foi a primeira com venda de ingressos

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Luiza Vezzá – (2º semestre)

Quando o assunto é moda, a São Paulo Fashion Week é referência, o evento é um dos principais e mais concorridos do ano. A edição nº54 aconteceu no Komplexo Tempo, espaço de eventos no Parque da Mooca e contou com desfiles e outras atividades espalhadas pela capital, além de apresentações on-line.

O São Paulo Fashion Week tem sua história marcada pela inovação, e a quinquagésima quarta edição não ficou de fora! Além de ter sido a primeira edição aberta para compra de ingressos do público, contou com o maior número de desfiles até hoje: 50, sendo 43 deles presenciais.

O evento também ocupou espaço no Shopping Iguatemi de São Paulo, com transmissões on-line e sala de desfile, enquanto no Komplexo Tempo foram montados lounges, duas salas de desfiles, exposições e muitas outras experiências distribuídas nas dependências do espaço.

Com curadoria assinada por Carolina Lauriano, SPFW N54 superou as expectativas pós epidêmicas dos fashionistas. trouxe ocupações urbanas e artísticas, abordando temas como identidade, pertencimento, participação de coletivos de artistas racializados, trans e indígenas e principalmente uma crítica ao desperdício de roupas e como são descartadas.

 

De olho na história!

 

Historicamente, existiram outros desfiles de moda que serviram como um rascunho para o Fashion Week, como por exemplo o Phytoervas Fashion, criado por Cristiana Arcangeli em parceria com Paulo Borges no ano de 1933. Foram exibidos entre os nove desfiles, os designs de Alexandre Herchcovitch e Glória Coelho. Até então, nosso país não tinha uma semana de moda, e geralmente, estilistas brasileiros espelhavam suas produções na Europa.

Com o objetivo de incentivar a produção nacional num episódio difícil política e economicamente no país, o Phytoervas se estendeu por 8 edições. Em 1996, Paulo Borges desvinculou-se à Cristina Arcangeli, dona e criadora da marca Phytoervas, criando sua própria empresa, o “Grupo Luminosidade”, que em parceria com o Shopping Morumbi, onde nasceu o “Morumbi Fashion Week”.

Enquanto o festival de Cristina Arcangeli transformou-se numa competição, o “Phytoervas Fashion Awards”, o Morumbi Fashion Week continuou crescendo. A estratégia de Borges era estruturar o mercado da moda brasileiro de forma que tivesse mais visibilidade, e funcionou. Os compradores passaram a se planejar para os períodos de aquisição e a imprensa passou a olhar para a produção, fazendo com que tudo girasse no mesmo ritmo.

No ano de 2001, o evento mudou de nome, “São Paulo Fashion Week”. No mesmo ano em que Ronaldo Fraga homenageou Zuzu Angel, estilista brasileira que questionava o desaparecimento de seu filho Stuart e as violências no período da Ditadura Militar através de seus desfiles. No mesmo ano, através do site do SPFW, aconteceu a primeira transmissão on-line do evento, possibilitando um alcance muito maior de espectadores.