No dia 29 de outubro comemora-se o Dia do Livro, data criada em homenagem à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, fundada pela Coroa Portuguesa, em 1810. O acervo de livros, que começou com 60 mil itens para substituir a Livraria Real, após um incêndio em Lisboa, em 1755, hoje conta com 9 milhões de itens, segundo dados do local. É a mais antiga instituição cultural brasileira, a maior biblioteca da América Latina e uma das dez maiores do mundo, de acordo com a UNESCO.
Para esta data, visitamos e elencamos, na lista a seguir, cinco bibliotecas públicas de São Paulo que consideramos mais atraentes.
1) Biblioteca Mário de Andrade
A segunda maior biblioteca pública do país foi fundada em 1925 com o nome de Biblioteca Municipal de São Paulo e era localizada na Rua 7 de Abril. Após ser incorporada à Biblioteca Pública do Estado, passou a funcionar em seu atual endereço.
Arquitetado pelo francês Jacques Pilon, o edifício chama atenção por seu design externo e interno. A biblioteca tem diferentes espaços para os livros e mesas com computador para estudos. O prédio ainda conta com uma galeria de arte que realiza diversas exposições.
Possui um acervo com mais de 53 mil livros para empréstimo abrangendo principalmente a área da literatura, ciências humanas e artes.
Localização: R. da Consolação, 94, próximo à estação de metrô Anhangabaú
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8:00 horas às 22:00 horas; de sábado e domingo das 8:00 horas às 20:00 horas.
Telefone: (11) 3775-0002
Contato : bma@prefeitura.sp.gov.br
Site:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/
2) Biblioteca Parque Villa-Lobos
Localizada dentro do parque Villa-Lobos, o caminho até a biblioteca passa pelas áreas de lazer do parque e fica próxima do orquidário Ruth Cardoso.
O prédio tem paredes de vidro que deixa o ambiente de estudo descontraído e muito iluminado. Possui um espaço diversificado com sala de jogos eletrônicos e ludoteca além da parte tradicional para leitura. O prédio dispõe de três andares e uma estrutura circular para a realização de programas culturais como saraus, cursos, oficinas e apresentações.
Localização: Avenida Queiroz Filho, 1205
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9:30 minutos às 18:30 minutos
Telefone: (11) 3024-2500
Contato: contato@bvl.org.br
Site: https://bvl.org.br/
3) Biblioteca de São Paulo
A biblioteca de São Paulo possui um acervo tradicional e acessível, com livros em braile e audiolivros, que abrangem diversas áreas literárias. Disponibiliza recursos tecnológicos como microcomputadores, rede wireless e terminal de autoatendimento.
O espaço é amplo e organizado. É necessário fazer uma carteirinha para acessar os livros e bolsas devem ser deixadas no guarda-volumes. Dividido por faixa etária, o primeiro piso é destinado para o público infanto-juvenil enquanto o segundo piso é para os adulto. A parte externa chama a atenção pelo ambiente tranquilo que tem vista para o Parque da Juventude.
Localização: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, ao lado da estação de metrô Carandiru
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9:30 minutos às 18:30 minutos
Telefone: (11) 2089-0800
Site: https://bsp.org.br/
4) Biblioteca do Centro Cultural de São Paulo
O Centro Cultural de São Paulo possui um conjunto de bibliotecas, cada uma com um foco específico, como livros em braile, artes, quadrinhos, línguas e para a leitura infanto-juvenil.
A biblioteca transmite seriedade por estar no subsolo e por ser frequentada por estudantes de vestibular. O espaço em geral é amplo e com vários andares, contando com exposições, apresentações, restaurante e lojas. A entrada é permitida apenas com livros, sem bolsas, e com uma carteirinha que pode ser feita na hora.
Localização: Rua Vergueiro, 1000
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10:00 horas às 20:00 horas. Sábados e domingos, das 10:00 horas às 18:00 horas
Braille: Terça a sexta, das 10h às 19h. Sábados, das 10:00 horas às 18:00 horas
Telefone: 3397-4002
Contato: pergunteabiblioteca@prefeitura.sp.gov.br
Site: http://centrocultural.sp.gov.br/site/desfrute/bibliotecas/
5) Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Localizado na zona sul de São Paulo, o espaço foi construído atendendo ao pedido dos moradores do bairro que pediam um melhor espaço para a biblioteca. Projeto pelo arquiteto José Oswaldo Vilela em 1990, é a menor das cinco bibliotecas selecionadas, conta com três andares, uma área para exposição e auditório.
Desde 2006 a biblioteca voltou seu acervo para a poesia. Possui obras de diferentes países, com a presença de livros sobre a teoria temática, história e crítica literária, além de um laboratório de línguas.
Localização: Rua Henrique Schaumann, 777
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta feira das 10:00 horas às 19:00 horas. Sábado, das 9:00 horas às 16:00 horas. Domingo, das 10:00 horas às 14:00 horas
Telefone: (11) 3082-5023
Contato: bcsp.aalima@prefeitura.sp.gov.br
Site:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_a_l/alceu/