CCSP oferece lazer e cultura para seus visitantes

Fachada do Centro Cultural permite interação do público com cidade e natureza. Foto: Thayane Matos

Share

Fachada do Centro Cultural São Paulo, espaço que permite a interação do público com a cultura, com a cidade e com a natureza. Foto: Thayane Matos

Espaço público que promove convívio e cultura, o Centro Cultural São Paulo está localizado entre as ruas Vergueiro e a 23 de Maio, próximo à estação Vergueiro do metrô. O local foi inaugurado em 13 de maio de 1982 por conta da necessidade de extensão da Biblioteca Mário de Andrade. Com isso, tornou-se “um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país”, como explicado no site do CCSP.

Hoje, o espaço oferece um conjunto de bibliotecas, sendo que entre elas está a segunda maior de São Paulo, a Sérgio Milliet. A estrutura e a acessibilidade ao local agradam quem o frequenta, é o caso da estudante Bárbara Balhão, 21 anos. “É bom ter muita coisa, muito material e com acesso sempre disponível”, diz.

Comunidade tem liberdade para levar o que quiser para plantar no CCSP, criando um jardim público. Foto: Thayane Matos

Lazer

Todo o local foi concebido por um grupo de arquitetos coordenado por Eurico Prado Lopes e Luiz Telles. O CCSP também promove eventos, como peças de teatro, cinema, dança, música e atividades com preços populares ou até mesmo gratuitas.

O Centro também promove exposições diferenciadas, como diz a estudante Débora Mendes, 18 anos. “Eu gosto das exposições do Centro Cultural. Elas são bem espontâneas, você nunca sabe o que vai encontrar”.

O local também oferece um espaço arborizado, em que é possível passear. O campo oferece jardins onde o público pode plantar suas próprias plantas e bancos livres para admirar a cidade ao redor, já que o local é aberto.

Programação

O site do Centro Cultural atualiza com frequência o calendário, deixando a programação ao alcance do leitor. Para este mês de outubro, por exemplo, estão programadas exposições, oficinas, palestras e debates.

No mês em que se comemora o Dia da Criança, o Centro agendou uma programação especial: o Projeto Palhaçarias. Do dia 7 ao 30, o CCSP receberá artistas do riso que prometem diversão para um público de todas as idades. A entrada é franca.

Porém, há algumas seções que estarão fechadas durante o período. É o caso do Arquivo Multimeios, que passará por manutenção do dia 6 ao 8 de outubro. Além disso, a Discoteca Oneyda Alvarenga passará por uma reestruturação por conta do seu aniversário de 80 anos, em 2015, tendo previsão de retorno no dia  27 de janeiro do próximo ano.

De acordo com Débora, o CCSP é “um ambiente que tira as pessoas dos lugares de sempre”. Segundo ela, as pessoas podem, em vez de ir ao shopping para bater papo, ir a um lugar mais inteligente. A estudante completa dizendo que os moradores da Vila Mariana deveriam frequentá-lo mais.

 

Thayane Matos (2° semestre)

Serviço

O que: Centro Cultural São Paulo

Contato: Site –  http://www.centrocultural.sp.gov.br/; Email – ccsp@prefeitura.sp.gov.br; Telefone – (11) 3397 4002

Projeto Especial: Palhaçaria

Quanto: Entrada franca

Onde: CCSP – Rua Vergueiro, 1000

Quando: Do dia 7 ao 30, 11 apresentações ocorrerão. Para ver a programação completa acesse o site do CCSP.