São Paulo se transforma em palco para musicais adaptados e originais

Cia de Teatro Musical Tatiana Gurgel no ensaio e na apresentação de Grease. Foto: Camilla Santos e Taís Danila/ Cia de Teatro Musical Tatiana Gurgel.

Andre Loddi protagoniza o personagem Fiyero em o musical Wicked. Foto:Divulgação.

São Paulo pode ter se tornado a nova terra dos musicais. O interesse pelo gênero cresceu muito nos últimos anos e, com a criação, em 1991, da Lei Rouanet, que reverte impostos de pessoas físicas e jurídicas para investimentos em projetos culturais, o número de peças em cartaz também aumentou.

“A maior dificuldade de ser ator de teatro no Brasil é a instabilidade da profissão”, diz Andre Loddi, ator que interpreta Fiyero, em Wicked, musical que está em exibição no Teatro Renault. Segundo ele, era muito difícil criar uma carreira no teatro e agora isso mudou. “A gente não depende mais da bilheteria, porque, com a peça patrocinada, você já ganha um salário”.

Wicked chegou a São Paulo no dia 4 março e, desde então, não parou de ter sucesso. “A produção da peça foi excelente. Há um grande número de atores, cenário, caracterização dos personagens, sonoplastia. Tudo é perfeito! ”, afirma Tatiana Mordente, que assistiu ao espetáculo. Leonardo Silva, que também viu a montagem, concorda e enfatiza a qualidade dos efeitos especiais do espetáculo e da divulgação feita pela produção.

Arte e atuação

A adaptação é um franchinsing, ou seja, uma réplica da versão original. “Se você assistir a um DVD do cara lá da Coreia ele vai fazer a mesma coisa que a gente faz aqui”, explica Loddi. “Com isso, a responsabilidade de representar um musical com grande nome aumenta”, conta.

Andre Loddi fez também o papel de Raul, na novela I Love Paraisópolis, da Rede Globo, em 2015. Para ele, o ator é muito mais realizado no teatro, tendo em vista que a resposta do público é imediata. “No teatro musical, a gente tem que ser atleta. Temos que nos dividir em três: temos que cantar, dançar e interpretar. Tudo isso ao vivo”, explica.

Apesar do sucesso, boa parte dos espetáculos continua sendo modificações feitas a partir de textos estrangeiros. Para Loddi, está na hora de o Brasil parar de reproduzir e começar a criar conteúdo original. “Acho que poderia sair um pouco do americano e começar a explorar mais nossa cultura que é muito rica”, afirma.

Novos talentos

Algumas companhias de teatro musical além de exibir peças já conhecidas, também investem em textos originais como, por exemplo, a Cia de Teatro Musical Tatiana Gurgel, que está atualmente com a produção Pare o Mundo Que eu Quero Sonhar. “O musical terá músicas e textos de minha autoria e falará sobre conflitos da humanidade como trabalho, amor, sonhos”, diz Tatiana Gurgel, diretora e produtora da companhia.

O grupo foi criado em 1999 em uma escola de idiomas. O projeto deu certo e a equipe passou a apresentar em São Paulo e em outros estados. Já encenaram obras famosas como Grease (2015), Mamma Mia (2012) e O Despertar da Primavera (2010-2012).

De acordo com Tatiana, as peças são escolhidas para serem adaptadas de acordo com o elenco da Cia. “Atualmente, com a vinda de muitos musicais para o Brasil, muitos já possuem suas versões em português. Eu adapto somente aquilo que contribuirá para que seja mais didático”, complementa.

Visibilidade

Para Tatiana, a vinda de grandes produções incentivou muito a procura dos cursos de teatro musical. “Essas peças que são exibidas em grandes teatros ajudaram nossa visibilidade”.
A Cia tem boa parte de suas apresentações concentradas em CEUs (Centro Educacional Unificado) e a entrada é apenas um quilo de alimento. “Para mim, o importante é levar a cultura de teatro musical para as pessoas que não conhecem que não tem acesso a esse tipo de teatro”.

Para os atores, o teatro ajudou em diversas formas. Para alguns, serviu como instrumento para quebrar a perna e perder a timidez e para outros uma direção no que fazer profissionalmente no futuro.

Serviço:
Wicked, O musical
O que: Musical Wicked
Quando: De quinta a domingo
Horário:
Quanto: De R$ 50,00 até R$ 260,00 (com meia-entrada)
Onde: Teatro Renault, na Av. Brigadeiro Luís Antônio

Serviço:
Cia de Teatro Musical Tatiana Gurgel
O que: Peça “Eu não sabia que gostava de musicais”
Quando: 19 de junho as 16:00 horas.
Quanto: Um quilo de alimento perecível
Onde: Teatro Nelson Rodrigues, Guarulhos