Candidatos a deputado federal debatem sustentabilidade na ESPM

Palestra Diálogos CEDS “CVs e PHs” com deputados, dialogando sobre as eleições. (19/09/2018)-Foto: Valerie Katz.

Share

Valerie Katz – (1º semestre)
Denise Gabrielle – (2º)
Caroline Panachão – (3º)

Na terça-feira, 18 de setembro, o CEDS (Centro de Desenvolvimento Socioambiental) convidou quatro candidatos a deputado federal para debater sobre sustentabilidade e apresentar suas propostas. Wellington Nogueira (Rede Sustentabilidade), Claudio Andrade (PPL), Adriana Vasconcellos (PSOL) e Carolos Alberto Bezerra Jr (PSDB) conversaram, durante aproximadamente 2 horas, em evento aberto também aos alunos.
Além dos quatro candidatos, a gestora política do Diretório Acadêmico da ESPM, Giovanna Lima, abriu o debate e afirmou: “nós temos o direito de discutir política. Eventos com pessoas com pensamentos diferentes são necessários para moldarmos o nosso próprio pensamento”. Bárbara Maues, ex-aluna da ESPM, também esteve presente para falar sobre a Virada Política, um evento para todas as pessoas que têm interesse em conhecer, debater e/ou rever seus pensamentos políticos.
O assunto mais falado entre os candidatos foi a saúde brasileira. Segundo a deputada Adriana Vasconcellos, uma sociedade sustentável é uma sociedade equilibrada e que tem saúde, educação, moradia e mobilidade. O deputado Claudio Andrade também entrou nesse assunto quando falou dos seus objetivos: criar um conselho participativo, priorizar a saúde mental, melhoras os hospitais, uso de energias renováveis, etc. Para o candidato Wellington Nogueira, a frase de impacto “Os hospitais são a radiografia de todo um país”.
O candidato a deputado federal e atual vereador, Carlos Alberto Bezerra Jr, começou seu discurso dizendo que a sustentabilidade tem três âmbitos: social, ambiental e econômico. Levando seu discurso de como a moda impacta nos 3 âmbitos, às vezes, de forma negativa, como o trabalho escravo. Já existe uma lei em São Paulo contra as empresas que usam trabalho escravo, mas ele espera continuar na luta como deputado federal.