Cadu Novaes fala sobre o conceito de “jornalista versátil” na ESPM-SP

Share

 

 

Na manhã desta terça-feira (13), começou a 5ª Jornada de Jornalismo na ESPM-SP. A primeira palestra foi com o colunista da Globo News Cadu Novaes. O jornalista tem uma coluna Geek semanal no Jornal das Dez. Durante a palestra, ele explicou como pratica o chamado “Do it Yourself” em sua coluna e contou sobre como empreendeu dentro do próprio segmento.

Além do fato da coluna inteira ser feita apenas por uma pessoa, ela possui uma linguagem mais informal que propõe uma proximidade com o telespectador e se aproxima da linguagem utilizada na internet, com o propósito de trazer um público mais jovem para o Jornal.

Cadu Novaes começou sua carreira aos 18 anos na TV Cultura, como office boy, e foi crescendo dentro da emissora até ter seu próprio programa, a Banca de Quadrinhos. O programa era focado na cultura Geek e deu oportunidade para o jornalista de conhecer e entrevistar vários ícones dos quadrinhos, como Maurício de Souza e Ziraldo. Trabalhou também na Rede Globo, no núcleo de Economia, onde aprendeu sobre o mercado financeiro e sobre empreendedorismo.

O colunista apresentou um projeto para o Pitching da Globo News, que seleciona novas ideias dos funcionários para ir ao ar, e sua coluna foi selecionada. A coluna, apresentada semanalmente no Jornal das Dez da Globo News, mostra um novo tipo de jornalismo, onde o jornalista precisa ser versátil, saber fazer de tudo. Desde a escolha da pauta até a edição final.

Cadu Novaes finalizou a palestra dizendo sobre como resolveu inovar seu conhecimento dentro da TV. “Quando comecei nessa carreira, resolvi aprender tudo o que eu podia sobre como fazer televisão, fui cinegrafista, aprendi a fazer toda a edição. Interessei-me em saber fazer tudo que é necessário dentro da TV”, afirmou, ressaltando a ideia de versatilidade do profissional atual.

Fotos: Pietro Otsuka, Stefani Inouye e Vinícius Lopes (1º semestre)