Boechat, Sardenberg e Beting são mestres no Prêmio Comunique-se

Ricardo Boechat venceu nas duas categorias de Nacional: Mídia Escrita e Mídia Falada. Foto: Stéfani Inouye

Por Bruna Ribeiro (3º semestre)

e Fernanda Baddini (4º semestre)

O Prêmio Comunique-se, considerado o Oscar do jornalismo brasileiro, teve sua 15ª edição realizada ontem no Tom Brasil, zona sul de São Paulo. Entre os vencedores nas 28 categorias, os jornalistas Ricardo Boechat, Mauro Beting e Carlos Alberto Sardenberg foram os destaques da noite. Eles entraram para a galeria de Mestres do Jornalismo, distinção dada a quem vence uma categoria três vezes seguidas ou cinco não consecutivas.

Boechat ganhou nas duas categorias de Nacional: Mídia Escrita e Mídia Falada. Junto a esses, o jornalista já possui dez troféus e tem em seu currículo outras quatro placas de Mestre conquistadas no Comunique-se. “Estar em uma premiação baseada na escolha livre é sempre um prazer inenarrável”, afirmou em seu discurso. Ele completou agradecendo e homenageando todos os veículos de comunicação por que já passou e dividindo o prêmio com seus companheiros de rádio (BandNews), revista (IstoÉ) e emissora de TV (Band).

Carlos Alberto Sardenberg venceu na categoria Economia – Mídia Falada. Foto: Stéfani Inouye

Para Sardenberg, jornalista que já havia conquistado anteriormente o prêmio em Economia – Mídia Escrita, agora foi a vez de vencer em Economia – Mìdia Falada. “É uma honra estar presente no hall da fama do jornalismo brasileiro”, falou.

Mauro Betting, que chegou pela primeira vez ao prêmio de Mestre, dedicou seu troféu à família, à esposa e aos jornalistas que não têm ofício fixo ou que estão desempregados.

O evento

A abertura aconteceu por volta das 20h e foi feita por Rodrigo Azevedo, fundador do Prêmio Comunique-se. Durante seu discurso ele ressaltou que “nunca na história do Brasil o jornalismo teve um papel tão importante” e apresentou os objetivos da homenagem, que são inspirar futuras gerações de jornalistas, estimular o bom jornalismo e impactar o máximo de pessoas sobre a importância da profissão em suas vidas.

Apresentado por Fábio Porchat, Fernanda Gentil, Felipe Andreoli, Celso Zucatelli, Thalita Oliveira e Serginho Groisman, e narrado pela voz de Cid Moreira, o Prêmio Comunique-se deste ano foi patrocinado por 13 empresas, entre elas a ESPM.

A faculdade patrocinou a categoria de Comunicação e contou com Dalton Pastore, presidente da instituição, para anunciar o ganhador. Em seu discurso, Pastore falou do prazer em participar da cerimônia e afirmou: “é uma tranquilidade saber que os futuros monstros do jornalismo estão na ESPM”. Dentro da premiação da categoria, foram vencedores a CDN Comunicação como melhor agência de comunicação, Cris Ikeda em Propaganda e Marketing e Adriana Lutfi em comunicação corporativa.

O discurso de André Trigueiro causou comoção na plateia. Vencedor da categoria de Sustentabilidade, ele criticou a ação governamental brasileira. “Meus amigos monstros, nesta noite monstruosa é preciso lembrar que não há nada mais monstruoso do que aquilo que nosso governo vem fazendo”. Ainda acrescentou a necessidade de erradicar do Brasil, em nível de gestão pública, o analfabetismo ambiental.

Os intervalos do prêmio tiveram Fabio Brazza, rapper e improvisador, cantando sobre assuntos relacionados ao jornalismo e à sociedade brasileira. Os temas, que interagiram com os convidados, foram sugeridos pelo público, ou já ensaiados pelo artista.

A noite foi encerrada com a premiação de Sheila Magalhães, da BandNews FM, como melhor executiva de veículo de comunicação. Ela dedicou o troféu a toda a equipe da emissora e agradeceu o reconhecimento dado à sua gestão.

Vencedor em Esportes – Mídia Escrita, Mauro Beting é o novo mestre do jornalismo. Foto: Stéfani Inouye

O evento premiou outros nomes como Sandra Anenberg, Mônica Bergamo, Milton Jung e Ernesto Paglia.

A cobertura do Prêmio Comunique-se para o Portal de Jornalismo e as redes sociais da ESPM-SP foi realizada pelas alunas: Bárbara Santucci, Bruna Ribeiro Lima, Fernanda Baddini, Gabriela Soares, Giovanna Spilborghs, Marcella Stewers, Sarah Righi e Stéfani Inouye.

Confira abaixo todos os ganhadores.

Mídia Escrita – Denise Neumann (Valor Econômico)

Mídia Falada – Carlos Alberto Sardenberg (CBN / GloboNews / TV Globo)

André Trigueiro (GloboNews / TV Globo)

Agência – CDN (Companhia de Notícias)