4º Blind Test Day atrai grande público para a ESPM-SP

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Gabriella Kirsten – Natália Makhlouf  )1º semestre

Giulia Ficarelli – Larissa Kazumi – Luiza Capella (3º semestre)

Giovanna Castilho – Maria Carolina Gimenes (4º semestre)

A ESPM-SP recebeu no sábado, 3 de outubro, o Blind Test Day, que reúne alunos do 2º semestre dos cursos de Administração, Comunicação, Relações Internacionais e Design. O teste cego é uma das ferramentas mais tradicionais de marketing para investigar a qualidade percebida dos produtos pelos consumidores.

O aluno de publicidade Julio Sandoli veio prestigiar o trabalho dos amigos, e afirma que a euforia dos estudantes é o que faz com que o evento seja tão divertido: “Mesmo você estando em uma parte da faculdade, algumas barracas tem um integrante que vem até você divulgar a barraca, e isso faz a diferença”.

Ana Carolina Cunha de Almeida, estudante de Relações Internacionais, ressaltou a importância da criatividade: “Como forma de divulgação, nós pensamos no Patrick Estrela, que é um personagem rosa e se associa ao nosso produto, wafer de morango, então montamos a Fenda do Bikini”.

A servidora pública Maria Caetano Vasques, que veio de Brasília para prestigiar a filha, conta que gostou do evento: “O pessoal está bem envolvido. A forma como alguns desenvolveram os projetos é bem interessante”.

Pietro Ferrari, estudante de administração, falou sobre suas expectativas após a pesquisa. “Eu espero conseguir identificar o que seria um suco ideal, com qual sabor, textura, teor de açúcar, essas coisas”, diz.

O engenheiro Edmilson Pecósque fala que se surpreendeu com os resultados: “É legal para desmistificar a questão de marca, você consegue provar 3 coisas de marcas diferentes e aí você vai avaliar aquilo que é melhor”.

O teste

O Blind Test, organizado pelo professor Jimmy, é realizado pelos alunos ao longo do começo do semestre, dentro da disciplina de Marketing II e consiste na realização de uma pesquisa para avaliar atributos e preferências dos consumidores em relação a alimentos e bebidas. Os alunos investem na produção de stands, como decoração e divulgação, e nos próprios produtos a serem consumidos pelos convidados.

São encontrados ao longo das quadras da faculdade alguns dos mais variados produtos, como creme de avelã, refrigerante de laranja, geleias, torradas, iogurtes e muitos mais. A seleção do produto é feita pelo professor responsável da disciplina e a apresentação, feita pelos alunos, é essencial para chamar a atenção daqueles que frequentam o Blind Test.

São cerca de 70 stands que refletem o esforço e a criatividade dos estudantes. São escolhidas três marcas de cada produto para cada stand, sem embalagens ou identificação de marca, verificando a preferência do consumidor e a avaliação de atributos relativos aos produtos que são testados em seus diferentes aspectos (cheiro, gosto, aparência, textura, etc).

Após a pesquisa, onde são realizados em média 100 provas em cada stand, os grupos tabulam os dados e geram relatórios com resultados das pesquisas. Por fim, a Área de Marketing consolida as informações e divulgam para a imprensa, dando visibilidade externa para o evento.