Fotojornalismo: as diferentes maneiras de olhar a religião

O terreiro CAUSC, Casa de Assistência Umbandista Senhor dos Caminhos, localizado na Rua Tibério, no bairro da Lapa, Zona Oeste de São Paulo, realiza todas as quintas -feiras giras variadas. No dia 18/10, ocorreu a gira de baianos.

Galeria de Fotos: Estudantes do 2º semestre

Curso de Jornalismo da ESPM-SP

Apesar de toda definição de laicidade estatal, na prática, é difícil apontar a chamada neutralidade de crença, uma vez que a sociedade brasileira possui grandes influências religiosas. A observação deste tópico resulta na percepção de uma grande educação religiosa que se encontra socialmente e enraizada no cotidiano dos brasileiros. O princípio fundamental na ação do Governo é o respeito absoluto pela liberdade religiosa e pela neutralidade do Estado face à crença religiosa de cada cidadão. Portanto, cabe ao próprio indivíduo decidir no que acreditar ou não, e procurar entender e conviver com sua fé, seus dogmas, arquitetura, cultos e etc.
Com esse viés, os alunos do segundo semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP, sob orientação do Professor Erivam de Oliveira, procuraram retratar essas diferenças, respeitando sempre a fé de cada cidadão.