O olhar inspirador do construtivista Aleksandr Rodchenko

Texto – Gabriella Lodi e Richel Piva – (1º semestre)

Galeria de fotos – (estudantes do 1º semestre)

Curso de Jornalismo da ESPM-SP

Aleksandr Rodchenko (São Petersburgo, 1891 - Moscou, 1956) foi um dos artistas mais versáteis do seu século e com certeza um dos mais inovadores. Além de artista plástico, escultor, fotógrafo e designer gráfico, foi um dos fundadores do construtivismo e do design moderno russo. Rodchenko ganhou muito destaque com a fotografia. Ele buscava fugir do ato mais convencional e simples de sua época, procurando sempre chocar o espectador. Sempre muito engajado com os aspectos sociais da época, fez diversas imagens da Rússia pós-revolucionária entre elas “A caminho da manifestação” e “Manifestação”, ambas de (1932), fotografadas com a valorização das diagonais e ângulos incomuns. Rodchenko acreditava que a fotografia poderia ser uma forma de expressão artística: "A fotografia tem todos os direitos e todos os méritos necessários para nos atrair como a arte do nosso tempo". O fotógrafo lançou sua carreira com retratos e fotomontagens para pôsteres e publicações pró-Revolução na Rússia. Devido ao modelo da câmera de Rodchenko, que podia ser segurada com apenas uma mão, o russo conseguiu fazer experimentos com fotos em diferentes ângulos e perspectivas, completamente inovadoras para a fotografia da época. Nessa abordagem, Rodchenko marca seu estilo; uma nova linguagem visual que era tanto artística e quanto de registro. O fotógrafo usava da vida cotidiana para introduzir a arte. Segundo ele, os sistemas e traçados das coisas tinham que ser evidenciados pela arte e não escondidos. Sua abordagem fotográfica consistia em almejar esse aspecto. Ele transformava imagens cotidianas banais em figuras geométricas contrastadas, quase abstratas. “Ser capaz de fotografar significa criar uma imagem que produz um efeito visual máximo”. Foi com essa perspectiva que os estudantes do primeiro semestre da disciplina Fotografia do Curso de Jornalismo da ESPM-SP, em momento de isolamento social, desenvolveram uma série de imagens inspirada no olhar inovador e construtivista de Aleksandr Rodchenko, proporcionando reflexões e belíssimas imagens.