Árvore do Ibirapuera recebe menos visitantes e críticas à decoração

Árvore de Natal do Parque Ibirapuera, que custou R$1.9 milhão à prefeitura de São Paulo. (Foto: Rafael Simões)

Share

Árvore de Natal do Parque Ibirapuera, que custou R$1.9 milhão à prefeitura de São Paulo. (Foto: Rafael Simões)

No ultimo dia 28, foi inaugurada em São Paulo a já tradicional Árvore de Natal do Parque Ibirapuera. Menor versão desde 2002, sua primeira edição, hoje tem 35 metros de altura e 15 metros de diâmetro. Coincidência ou não, também caiu o número de visitantes à atração, segundo declarações dadas à reportagem.

Assim como no ano passado, a atração deste ano foi montada apenas com verba cedida pela Prefeitura de São Paulo, R$ 1,9 milhão, parte dos R$ 8 milhões do orçamento do município para os enfeites de Natal  de toda a cidade. A assessoria de imprensa da Prefeitura não respondeu à reportagem do Portal de Jornalismo da ESPM sobre a diminuição da árvore.

A atração deste ano conta com 600 itens decorativos, 200.000 micro-lâmpadas, 200 pingentes luminosos e 1000 elementos de iluminação especial. Na praça onde está montada, existem também papais noel, ursos polares, músicas natalinas e um letreiro com a hashtag #árvoreibirapuera.

Mas para o analista de sistemas Carlos Batista, 33 anos, visita a árvore desde 2002 e afirma perceber uma piora na decoração e menor movimento. “O movimento está muito menor que a de 2014”, acrescenta.

Já Marcos Peres, 54 anos, administrador de empresas, disse não ter reparado na diminuição da árvore este ano, mas confirma a queda do movimento de turistas. “Como sempre ando de bicicleta por aqui, percebi que o movimento diminuiu do ano passado para este”, afirma.

 Por outro lado, a assistente de escritório Fabiana Souza, 30 anos, acredita que o movimento não vai cair na época de Natal e acredita que a diminuição da árvore seja falta de investimento da Prefeitura. “As pessoas não vão deixar de vir, mas ficarão desapontadas”, diz.

 Natal Iluminado 2015

 O programa Natal Iluminado da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a empresa de turismo SPTuris, tem como objetivo decorar e iluminar diversas ruas, parques e avenidas da cidade durante o mês do Natal. O programa atua em avenidas como  Paulista e 23 de maio, os parques Trianon e Ibirapuera e um ponto turístico conhecido do centro da cidade, o Edifício Matarazzo. Os enfeites da cidade ficarão expostos até dia 6 de janeiro.

 Além disso, a Prefeitura de São Paulo conta com o patrocínio da Coca Cola FEMSA Brasil para o projeto Caravanas Iluminadas, ônibus decorados que circulam por toda a cidade, com destino final no Parque Ibirapuera, para visitação da árvore de Natal.

por Rafael Simões (3˚Semestre)