Antonio Guerreiro, vice-presidente de jornalismo da Record, conduz aula magna na ESPM-SP

Aula Magna do Curso de Jornalismo da ESPM-SP ministrada no auditório Castelo Branco no campus Alváro Alvim na Vila Mariana em São Paulo por Antônio Guerreiro (Vice-Presidente de Jornalismo da Record TV), em 26/02/2024. - Foto: Felipe Vaso

Texto: Sofia Florentino e Stella Lima – 1º semestre

Isabella Laste – 3º semestre

Fotos: Felipe Vaso – 2º semestre

Na segunda-feira (26), Antonio Guerreiro, vice-presidente de jornalismo da Record, esteve na ESPM-SP para a aula magna do curso de Jornalismo. O evento ocorreu no período da manhã, às 9h30, no auditório Castelo Branco, campus Álvaro Alvim, em São Paulo.

Na apresentação, o convidado falou sobre seus 36 anos de carreira na área de comunicação, a influência da inteligência artificial no campo e os oito pilares que compõem a base do jornalismo produzido na Record TV: digital, tradução da notícia, novas formas de linguagem, beleza, gentileza, audiência, exclusividade e furo. Além disso, Guerreiro ressaltou a importância da leitura na formação de novos jornalistas.

A palestra contou com a presença de alunos do curso de Jornalismo do 1° ao 4° semestre, assim como docentes e a coordenadora, Maria Elisabete Antonioli. De acordo com Antonio Rocha Filho, professor do curso e um dos organizadores do evento, a faculdade busca trazer profissionais do ramo que tenham uma proposta inovadora e possam dar uma ideia da importância da profissão para os alunos.

Victor Pagnano, estudante do terceiro semestre de Jornalismo, gostou da aula inaugural do curso: “eu achei interessantíssimo o jeito que o Guerreiro falou de como até o jornalismo tradicional está tendo que se reinventar por conta das mídias sociais e dos novos meios de comunicação de hoje em dia. Gostei muito do jeito que ele mostrou como o mercado funciona e como é ser um bom profissional de fato”, ressaltou Pagnano.

Durante o evento, alunos demonstraram bastante interesse na aula, ao interagir por meio de diversas perguntas. Pedro Moura, aluno do primeiro semestre de Jornalismo, acredita que a aula magna agregou em seu conhecimento geral: “a parte que mais chamou minha atenção foi quando ele (Guerreiro) comentou sobre os ‘loucos’, pessoas criativas dentro do jornalismo, pois me considero um, e isso despertou meu interesse”, afirmou o estudante.

De acordo com a professora de jornalismo da ESPM-SP, Cicélia Pincer, o evento deu ênfase à importância da formação universitária para jornalistas, “valorizando, em especial, a base humanística e a prática incessante da leitura e da escrita como diferenciais para um bom profissional”.