Oficina de Jornalismo Esportivo cobre prêmio ACEESP

Alunos da oficina de jornalismo esportivo da ESPM-SP entrevistam o narrador Everaldo Marques – foto: Raphael Maudonnet

Raphael Maudonnet – 2º semestre

Em uma noite repleta de emoção e homenagens, os alunos da oficina de Jornalismo Esportivo da ESPM São Paulo marcaram presença na 40ª edição da premiação organizada pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP). O histórico Estádio do Pacaembu foi palco do evento grandioso, que celebra o talento e a dedicação dos profissionais que cobrem o universo esportivo no ano.

Através de uma live realizada no canal da Agência de Jornalismo da ESPM-SP, os alunos da faculdade mergulharam em todos os aspectos do evento, entrevistando não apenas os homenageados, mas também os responsáveis ​​pela organização e os próprios professores da disciplina. Alguns nomes entrevistados na transmissão realizada foram Dorival Junior, treinador do São Paulo, Nelson Nunes, presidente da ACEESP e Mauro Beting, jornalista esportivo, entre outros grandes nomes.

Eduardo Sant’Anna, aluno da oficina de Jornalismo Esportivo da ESPM-SP, destacou a oportunidade única de participação na cobertura da ACEESP: “Estar aqui, no Pacaembu, cobrir esse evento tão importante para o jornalismo, é uma experiência que vai além das aulas. É uma chance de mostrar o nosso amor pelo esporte e colocar em prática tudo o que aprende em sala de aula”, ressaltou Sant’Anna.

Já o presidente da ACEESP, Nelson Nunes, expressou a relevância do evento para a comunidade esportiva e a colaboração dos alunos da ESPM-SP. “A premiação da ACEESP não apenas confirma o mérito dos jornalistas esportivos mas também destaca o papel fundamental da imprensa na construção da narrativa esportiva. Ter os alunos da ESPM cobrindo esse evento é uma forma de estimular o surgimento de novos talentos e garantir a continuidade esse trabalho é tão importante”, analisou Nunes.

A professora Patrícia Rangel, responsável pela Oficina de Jornalismo Esportivo da ESPM-SP, também enfatizou a importância dessa experiência prática para a formação dos estudantes. “Participar da cobertura de eventos como a premiação da ACEESP proporciona aos alunos uma visão real e aprofundada do jornalismo esportivo. Eles têm a oportunidade de aprender a lidar com os desafios do campo, desenvolver habilidades de entrevista e, acima de tudo, entender o papel crucial que contribuam para a disseminação da informação esportiva”, afirmou Rangel.

Importância na formação

A cobertura da 40ª edição da premiação ACEESP pelos alunos da Oficina de Jornalismo Esportivo da ESPM São Paulo não apenas enriqueceu a experiência acadêmica dos futuros jornalistas, mas também contribuiu para a valorização e a promoção do jornalismo esportivo e da premiação. Os depoimentos coletados pelos estudantes refletiam a importância deste tipo de celebração para o jornalismo esportivo e para a formação acadêmica desses futuros profissionais. Tal experiência  certamente deixará marcas na formação dos participantes, que impactarão no futuro de suas carreiras.