Alunas promovem movimento para mulheres andarem acompanhadas

Share

#3Marias, #CaronaAPé e #União são os dizeres das pulseiras do movimento. Foto: Divulgação

As alunas do 6° semestre de Publicidade e Propaganda da ESPM Thaís Fontoura e Thaís Kuga, de 20 anos, criaram o movimento 3 Marias, uma campanha para que as mulheres não se sintam mais sós no seu trajeto para casa, trabalho ou escola.  Para isso, elas fizeram as pulseiras roxas com os dizeres #3Marias, #CaronaAPé e #União, para as mulheres se identificarem nas ruas como uma companhia para os trajetos a pé. Símbolo da campanha, basta amarrá-las em algum lugar visível, como em bolsas, no braço, etc.

A campanha tem o apoio de coletivos feministas de faculdades, como o Coralina (ESPM), Claudia Maria (UFABC), Charlotte (Belas Artes), Marie Curie (Mauá), Três Marias (IFSP), Maria Trepadeiras (Biologia USP), entre outros. “Quando começamos a divulgação, muitos outros coletivos entraram em contato conosco, inclusive de outros estados. E agora estamos vendo o movimento crescer, inclusive estamos começando a enviar pulseiras para outros estados, como Rio Grande do Sul, Recife, entre outros”, diz Thaís Fontoura, orgulhosa de seu trabalho.

No Facebook do movimento, elas publicam a “Maria da Vez”, mulheres que fazem trajetos sozinhas e querem “carona a pé”, ou seja, andarem com outras garotas para não ficarem com medo. Nos comentários da página, as meninas decidem quem pode ir junto com a “Maria da Vez”. Além disso, as publicações também trazem dicas de onde colocar as pulseiras em lugares visíveis, fotos de reuniões sobre a campanha e dos ensaios fotográficos das divulgações pelos panfletos.

“É muito gratificante a gente ver o nosso esforço compensado por uma coisa que parece ser tão pequena para outras, mas para nós é algo tão grande”, finalizou Thaís.