Sheila Magalhães, Karina Sato, Renata Alcalde e Thiago Oliveira, em evento na ESPM-SP.
Texto e foto: Guilherme Paiva – 1° Semestre
Na última quinta-feira (09), a ESPM São Paulo promoveu o “Creator Ecosystem Summit 2024”. Durante a primeira edição do evento, os três auditórios da universidade receberam diversos palestrantes, influenciadores e agências de conteúdo para falar sobre o marketing digital.
Coordenado pela professora de comunicação e publicidade da ESPM-SP, Renata Alcalde, o evento foi pensado para introduzir aos estudantes o tema do creator economy: pessoas que utilizam a criatividade, a internet e sobretudo, as redes sociais, como principais recursos produtivos para distribuição de informação.
Ao longo do dia, foram abordados temas como influenciadores que se tornaram empreendedores, nomes de marcas que cresceram com influenciadores, diversidade e conteúdo responsável e as estratégias e práticas de marcas no mercado atualmente.
No painel das 14h30, apresentado no Teatro ESPM, a professora Renata Alcalde recebeu a diretora de jornalismo da Band News FM, Sheila Magalhães; o jornalista e apresentador da TV Globo, Thiago Oliveira e a CEO do Grupo Sato Rahal, Karina Sato. Durante a conversa, os convidados comentaram sobre a importância de o profissional se manter atualizado aos meios digitais e saber se reinventar constantemente.
Em sua fala, a CEO do Grupo Sato Rahal comentou sobre a velocidade com que algumas marcas ou pequenos comércios se reinventam conforme as necessidades. “Quando a Sabrina Sato estava dentro da casa do Big Brother, eu vi que na 25 de março já tinha uma cópia de produtos com a fotinho dela e ela dentro da casa”, relata Karina. A empresária ainda mencionou como o mercado está sempre atento, pensando nas mais diversas possibilidades para atingir novos públicos.
“Tem um acontecimento de um fato no Brasil, ou no mundo, que você precisa pegar aquela informação e passar imediatamente para o Brasil inteiro. Esses desafios fazem parte da nossa profissão como comunicadores”, conta Thiago Oliveira. O apresentador pontou a dificuldade da profissão de comunicadores hoje em dia, em acessar grande parte da população de uma maneira fácil e compreensível.
Por fim, a diretora de jornalismo da Band News FM comentou sobre as novas formas de linguagem para transmitir a notícia. Sheila Magalhães falou sobre o papel de se transmitir a informação de uma maneira inusitada em um novo meio de comunicação para além do rádio, como o TikTok ou o Instagram.
“A linguagem precisa fazer a informação chegar em você. É sobre o Tiktok e a nova linguagem, se não está lá, vai estar no Youtube e a galera que tá no YouTube vai seguir falando do mesmo jeito” menciona a jornalista.
Além desses nomes do comércio digital e da comunicação, o evento ainda recebeu pessoas como o ex-BBB Rodrigo Mussi, o influenciador Stenio Girardelli (o Láctea) e a jornalista Mônica Salgado.
Influenciadores pelo Rio Grande do Sul
Antes da palestra das 14h30, o Teatro ESPM recebeu um time de influenciadores que estão apoiando a faculdade na arrecadação de doações para o Rio Grande do Sul. Durante uma breve fala, eles declararam apoio ao projeto da ESPM e elogiaram o trabalho feito pelas entidades nas arrecadações. Para finalizar, eles convidaram os presentes no auditório e os alunos da universidade a participarem e ajudar com o que puderem para ajudar os gaúchos.