Fotos: Ana Arakaki (3º semestre)
3ª Semana da Imprensa | 2023 | 13 e 14 de setembro
DIA 1 – 13 DE SETEMBRO | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E IMPRENSA
Abertura | 14h-14h15
– Dalton Pastore, Presidente da ESPM
– Stéphanie Habrich, fundadora e diretora executiva do Joca
– Jornalista convidado (a definir)
Mesa 1 | 14h15-15h
O jornalismo e a Inteligência Artificial
• Como a IA generativa pode impactar ou já está impactando a criação e divulgação de conteúdos jornalísticos?
• Existe o risco de os jornalistas serem substituídos por IAs?
• Qual é o papel dos jornalistas daqui para frente? Como usar a IA a favor do jornalismo?
• A IA responde: fazer perguntas, durante a mesa, para alguma IA generativa (como ChatGPT ou Bard), exibidas no telão.
Quem convidar para participar: jornalistas que estejam acompanhando, cobrindo IA.
Mediação: Natália Suga, aluna do terceiro semestre de Jornalismo
Participação do professor Edson Capoano
Intervalo | 15h-15h45
Mesa 2 | 15h45-16h30
As fakes news e a Inteligência Artificial
• Desinformação e IA: o que fazer para identificar conteúdos falsos diante das novas ferramentas?
• Mostrar, na prática para o público da mesa, mecanismos que ajudem a identificar conteúdo falso criado com a ajuda da IA.
• Legislação: é possível regulamentar a IA de forma a ter mecanismos que ajudem a combater a geração e propagação de conteúdos falsos?
Quem convidar para participar: jornalistas que estejam acompanhando, cobrindo IA; algum representante da Google/Bard (me parece que a OpenIA/ChatGPT não tem representantes no Brasil).
Mediação: Ana Luiza Gasparelli, aluna do terceiro semestre de Jornalismo
Participação da professora Cláudia Bredarioli
DIA 2 – 14 DE SETEMBRO | JOVENS PRODUTORES DE CONTEÚDO
Abertura | 14h-14h15
– Jornalista convidado (a definir)
Mesa 1 | 14h15-15h
Jovens que produzem conteúdo para a imprensa
• Jovens no jornalismo: como é a experiência deles e por que se interessam por jornalismo.
• Dentro da escola: como levar o jornalismo e a produção de conteúdos de imprensa para a sala de aula?
Quem convidar para participar: um estudante do Imprensa Jovem; um leitor do Tino que faça participações no jornal; Camila ou Silvia, pelo Tino, para falar sobre como a participação do jovem é importante para uma publicação infantojuvenil
Mediação: Anderson Benaglia, aluno do terceiro semestre de Jornalismo
Participação do professor Antonio Rocha Filho
Intervalo | 15h-15h45
Mesa 2 | 15h45-16h30
Jovens que produzem conteúdo para as redes sociais
• A experiência de quem é produtor de conteúdo para Instagram, TikTok etc.:
• De que forma trabalham para levar as melhores informações para o público que os acompanha? Responsabilidade de ser produtor de conteúdo.
Quem convidar para participar: dois jovens influenciadores – ao menos um que fale de finanças.
Mediação: Gabriela Nassif, aluna do terceiro semestre de Jornalismo