2º Seminário Internacional de Jornalismo ESPM e COLUMBIA Journalism School

Em parceria com uma das maiores escolas de Jornalismo do mundo, a ESPM São Paulo promoveu no último dia 15 de outubro, no Auditório Philip Kotler na Vila Mariana, o 2º Seminário Internacional de Jornalismo ESPM e COLUMBIA Journalism School com a participação de grandes nomes do jornalismo.
Os trabalhos foram conduzidos pelo Prof. Ismael Rocha – Diretor de Extensão Acadêmica da Graduação, que convidou Dalton Pastore – Presidente da ESPM para a abertura oficial do evento.
O palestrante da manhã, foi Marcelo Rech – Presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) discorreu sobre Fake News no jornalismo, como introdução para o debate que se seguiu em torno da Democracia e Desinformação com os convidados: Kyle Pope – Jornalista e editor da Columbia Journalism Review, Mônica Waldvogel – Jornalista e apresentadora do programa de entrevistas “Entre Aspas” da Globo News e Gilberto Dimenstein – Jornalista e editor do site Catraca Livre, com mediação da Jornalista Ângela Pimenta – Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo.

2º Seminário Internacional de Jornalismo ESPM e COLUMBIA Journalism School

Na parte da tarde, tivemos dois painéis no mesmo horário, onde os participantes optaram na inscrição.
O primeiro sobre a Cobertura Jornalística de Educação, com os debatedores: Antônio Góis – Presidente da Associação de Jornalistas de Educação (JEDUCA), colunista de educação do jornal O Globo e comentarista da rádio CBN, Fabio Takahashi – Vice-presidente da Associação de Jornalistas de Educação (JEDUCA) e Editor do jornal Folha de S. Paulo, Sabine Righetti – Colunista do Abcdário da Folha.com e organizadora do Ranking Universitário da Folha (RUF) com mediação da Professora da ESPM, Patrícia Rangel, no Auditório Renato Castelo Branco.

Painel – Educação

O segundo painel abordou a Cobertura Jornalística de Meio Ambiente, com os debatedores: Daniela Chiaretti – Repórter de Jornalismo Ambiental do jornal Valor Econômico, Leão Serva – Colunista do Jornal Folha de S. Paulo, Comentarista de mobilidade urbana na CBN e professor de Jornalismo da ESPM, Vico Iasi – Editor e Apresentador do programa Globo Rural da TV Globo, com mediação da Professora da ESPM, Heidy Vargas, no Auditório Victor Civita.

Painel Meio Ambiente

O encerramento ocorreu no Auditório Phillip Kotler, onde a Professora Maria Elisabete Antonioli – Coordenadora do Curso de Jornalismo da ESPM/SP, fez um resumo das discussões de cada painel. Na sequência o Professor Ismael Rocha encerrou o 2º Seminário Internacional de Jornalismo ESPM e ColumbiaA Journalism School com a promessa da realização do terceiro Seminário em 2019.

Bastidores