Mostra Internacional de Teatro apresenta peças até domingo

Cena da peça "A Carga". (foto: Divulgação)

Share

Cena da peça “A Carga”, da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. (foto: Divulgação)

A terceira edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), uma iniciativa conjunta do Itaú Cultural com o Auditório do Ibirapuera, ocorre do dia 4 ao dia 13 de março de 2016. As peças serão apresentadas em vários pontos da cidade.

O Itaú Cultural conta com a apresentação da peça A carga, que conta com a direção e a atuação do coreógrafo e bailarino congolês Faustin Linyekula. O espetáculo mescla o teatro e a dança na tentativa de aproximar o público da realidade do Congo, terra natal do diretor.

A partir do dia 10 de março, o público poderá participar do encontro Diálogos Transversais, que tem a proposta de trazer olhares e críticas de pessoas de campos de conhecimento além do teatro e da dança. O evento terá participação da hostoriadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz e mediação de Sonia Sobral, gerente do núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural.

Além disso, o instituto também sedia diversas palestras, críticas e conversas. Uma delas é a Pensamento em Processo, em que artistas da mostra falão sobre seus processos criativos.

O público também acompanhar a série de mesas Reflexões Estético-Políticas, na qual são discutidos três temas três temas do recorte curatorial da MITsp: O Lugar da Narrativa na Cena Contemporânea (com Luis Alberto de Abreu, Edelcio Mostaço e Christophe Triau), O Legado de Kantor: Teatro Polonês Contemporâneo (com Joanna Klass, Tomasz Kirenczuk, Nelson de Sá e Christine greiner) e Teatro Documentário: Potências e limites (com Marcelo Soler, José Fernando Azevedo e Peter Pal pélbart).

Ocorrerá ainda a Prática da Crítica, ação da DocumentaCena que proiduzirá diariamente críticas sobre os espetáculos para veiculação impressa e eletrônica. Essa iniciativa consiste em duas atividades. A primeira delas é a Crítica Performativa, em que Ruy Filho e Ana Carolina Marinho escreverão uma crítica das 9h30 às 17h30 no Itaú Cultural com intervenções gáficas de Patrícia Cividanes, tudo isso com interferência do público, propondo assim uma nova forma de fazer crítica.

A segunda atividade, Recepção e Crítica, é uma mesa-redonda com os Críticos Kil Abreu, Patrick Pessoa e os autores dos livros O Crítico Ignorante: uma Negociação Teórica Meio Complicada e Soma e Sub-Tração: Territorialidades e Recepção Teatral, Daniele Avila Small e Edelcio Mostaco, respectivamente. Essas duas obras, serão lançadas durante a mostra, juntamente com Para Alimentar o Desejo de Teatro, de Maria Lúcia Pupo.

O público também poderá participar de uma masterclass (curso intensivo de aperfeiçoamento) com o cenógrafo francês Eric Soyer.

Os horários e a programação completa são encontradas no site oficial da mostra, no endereço http://mitsp.org .

 Por André de Sena (3º semestre)